Leia também “Adicional de Insalubridade NR 15”
Exposição a Umidade Excessiva
A umidade excessiva esta presentes na Norma Regulamentadora 15 “Atividades e Operações Insalubres” no anexo 10 “Umidade”. O limite de tolerância não é definido pelo Anexo 10 assim a análise se o trabalhador tem direito a adicional de insalubridade, é pela inspeção no local de trabalho.
A umidade é um agente caracterizado pelo excesso de água no ambiente laboral, em forma líquida ou vapor. São áreas alagadas, encharcadas ou com umidades excessivas.
A umidade influencia em alguns fatores, como ao favorecer o surgimento de fungos, bactérias e microorganismos que se proliferam nos ambientes com excesso de umidade, favorecendo o aparecimento de agentes biológicos patogênicos.
A umidade também tem grande influência sobre a sensação térmica e sobre a temperatura interna do trabalhador.
Exposição a Umidade Excessiva – Sumário
- A umidade relativa do ar e o Calor
- A umidade relativa do ar e o Frio
- Riscos gerados pela exposição a umidade
- Atividades que podem gerar adicional de insalubridade por Umidade
A umidade relativa do ar e o Calor
A umidade relativa do ar influencia na capacidade do corpo humano de produzir e liberar suor. O suor é um dos principais mecanismos de controle térmico do ser humano. Como sabemos, quando a temperatura está elevada, suamos, e assim, expulsamos parte do calor interno ao retirar o calor da pele para o ambiente. No entanto, quanto a umidade relativa do ar está elevada, a evaporação do suor se torna difícil, assim, suamos mais na forma líquida e menos na forma de vapor. Este fato reduz a eficiência do corpo de expulsar o calor. Desta forma, a umidade relativa do ar influencia diretamente na temperatura corporal do trabalhador.
A umidade relativa do ar e o Frio
Assim como para o calor a umidade relativa do ar alta também aumenta, a capacidade do frio causar danos. Quanto mais úmido o ambiente, maior a capacidade do ar de retirar calor do corpo humano, diminuindo nossa temperatura interna. A água é 25 a 30 vezes mais condutiva de calor que o ar, significando que o trabalhador em tempo úmido pode perder de 25 a 30 vezes mais calor do corpo do que se estivesse seco.
Leia Também: Temperaturas Extremas
Riscos gerados pela exposição a umidade:
- Riscos de queda,
- Doenças do aparelho respiratório,
- Doenças de pele,
- Doenças circulatórias.
Atividades que podem gerar adicional de insalubridade por Umidade
- Lava jatos,
- Frigoríficos,
- Lavanderia,
- Casas antigas com problemas de infiltração
- Etc….
As medidas de controle são diversas, mas devemos priorizar sempre os controles permanentes, os EPI´s em alguns casos são necessários, mas muitas vezes pode-se resolver o problema de forma mais eficiente.
Por motivos como, falta do equipamento correto, treinamento e fiscalização, quanto ao uso correto do EPI impermeável, o trabalhador pode não utilizar o equipamento de forma efetiva, e assim, manter encharcados os sapatos ou suas vestimentas. Por este motivo de preferência a equipamentos de proteção coletiva