Plataforma de Ensino
SST - Diversos

Primeiros Socorros Segurança do Trabalho

Introdução

Segundo a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, os primeiros socorros são definidos como a prestação e assistência médica imediata a uma pessoa ou uma ferida até à chegada de ajuda profissional.

Esses primeiros socorros não são prestados apenas àquelas pessoas que sofreram algum dano físico por acidente ou de alguma doença, esse atendimento inicial também inclui o apoio psicológico para pessoas que sofrem emocionalmente devido a vivência ou testemunho de um evento traumático.

Esse artigo tem como objetivo servir como material de apoio e revisão para aqueles que fizerem o curso de Primeiros Socorros e principalmente orientar pessoas que não estão diretamente ligados à assistência à saúde e que desejam conhecimento para, se necessário, atuar na primeira abordagem de uma vítima de acidente, prestando os primeiros socorros. Se você não estiver familiarizado com o curso de primeiros socorros e não estiver seguro para ajudar, não faça nada para piorar o quadro. Ligue imediatamente para o 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU) e/ou o 193 (Corpo de Bombeiros). Antes de prestar assistência, verifique se o local é seguro para o socorrista e a vítima.

MANOBRAS EM PRIMEIROS SOCORROS

Suporte Básico de Vida (SBV) – Técnica para reanimação cardiorrespiratória

É um conjunto de medidas e procedimentos técnicos com o objetivo de manter o suporte de vida à vítima até a chegada da equipe de emergência.

Caso encontre uma pessoa deitada no chão ou presencie um desmaio, verifique se a vítima está consciente e está respirando.

Se a vítima não responde e não está respirando, você deve:

  1. Pedir para alguém chamar pelo serviço médico de emergência (SAMU – 192) e iniciar imediatamente a massagem cardíaca. Se estiver sozinho e não estiver com celular, deixe a vítima, acione o 192 e depois comece a massagem cardíaca. Se o local dispõe de desfibrilador externo automático (DEA), peça a alguém para trazê-lo para próximo da vítima.
  2. Coloque a pessoa deitada de costas em uma superfície dura e plana.
  3. Se o peito estiver coberto, descubra-o.
  4. Ajoelhe-se ao lado da vítima. Faça a massagem cardíaca com as duas mãos na metade inferior do esterno (ao nível da linha dos mamilos), faça compressões contínuas a uma frequência de 100 a 120 vezes em um minuto, afundando o tórax em cerca de 5 cm. Espere o retorno total do tórax após cada compressão.
  5. Os braços do socorrista devem permanecer estendidos, com as articulações dos cotovelos retas, transmitindo ao esterno da vítima a pressão exercida pelo peso dos seus ombros e tronco. Certifique-se de que os seus ombros estão acima do centro do tórax da vítima;
  6. Faça as compressões até que o serviço médico de emergência chegue ao local.

Para o desfibrilador externo automático (DEA) siga as instruções do equipamento.

Primeiros socorros fratura

Caso você esteja próximo de uma vítima de fratura, que são resultados de acidentes que podem levar a quebra de ossos, incapacidade de movimentos, inchaço e, algumas vezes, deformidade, você precisa, calmamente, observar se existem mais ferimentos e se há sangramentos, em seguida entre em contato com o SAMU – 192.

Alguns cuidados devem ter tomados:

  1. Manter o órgão afetado em repouso, numa posição natural e confortável;
  2. Em caso de fratura exposta, deve-se cobrir o ferimento, de preferência com gaze esterilizada ou um pano limpo. Nunca tente imobilizar a região, recolocando a parte do osso ou a sua ponta que ficou para fora no local certo.
  3. Se possível, acolchoar dos dois lados da região machucada, com algodão ou pano macio.
  4. Se houver sangramento intenso, é necessário fazer compressão na região com panos limpos.
  5. Aguardar o auxílio médico. Caso não seja possível, recomenda-se levar a vítima para o pronto-socorro mais próximo. No transporte até o hospital, evite quaisquer movimentos.

Primeiros socorros Infarto

Os primeiros socorros para uma vítima de infarto agudo do miocárdio pode ajudar a minimizar as sequelas, ou até mesmo salvar a vida da pessoa que sofre o episódio. Para isto é preciso identificar os sintomas, acalmar e deixar a vítima confortável, chamar uma ambulância, ligando para o SAMU – 192.

Uma pessoa que sofre um infarto pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Dor no peito, tipo queimação ou aperto, que pode irradiar para os braços ou para a mandíbula, intensa ou dura mais que 20 minutos;
  • Enjoo ou vômito;
  • Suor frio;
  • Falta de ar;
  • Palpitações;
  • Tontura e desmaio.

Enquanto o resgate não chega ao local, você ainda pode:

  • Conversar com a vítima para tranquilizá-la;
  • Desapertar a roupa para que ela fique mais à vontade;
  • Se a vítima desmaiar e ficar inconsciente (não responder) e não estiver respirando, siga os procedimentos de primeiros socorros de Suporte Básico de Vida que já foi ensinada nesse post.

Primeiros socorros convulsão

As crises de convulsões são episódios no qual o indivíduo perde a consciência com desmaio e em seguida, tem-se o início de um período de tremores por todo o corpo com contração e relaxamento muscular. As convulsões ocorrem devido a uma má comunicação entre os neurônios no cérebro e podem estar relacionadas com a epilepsia, entre outras doenças.

Os primeiros socorros para as vítimas de convulsões são:

  • Deixar a vítima deitada no chão e dar espaço para que respire;
  • Afastar objetos que possam machucar a vítima, como mesas e cadeiras;
  • Colocar a vítima de lado ou, se não for possível, colocar a cabeça dela de lado, sem forçar;
  • Retirar próteses dentárias e outros objetos que possam dificultar a respiração;
  • Nunca tente puxar a língua.
  • Ficar junto da vítima até que ela recupere a consciência.

Primeiros socorros choque elétrico

Os primeiros socorros para vítimas de choque elétrico são essenciais para que os danos à saúde e até mesmo a morte dessa pessoa seja evitada.

Dentre os primeiros socorros relacionados ao choque elétrico, os principais são:

  1. Corte ou desligue a fonte de energia, mas não toque na vítima;
  2. Afaste a pessoa da fonte elétrica que estava provocando o choque, usando materiais não condutores e secos como a madeira, o plástico, panos grossos ou borracha;
  3. Chame uma ambulância, ligando para o SAMU – 192;
  4. Se a vítima estiver inconsciente, siga os procedimentos de primeiros socorros de Suporte Básico de Vida.

Leia também: Risco Elétrico

Cursos de Primeiros socorros

Noções básicas de primeiros socorros são fundamentais, podendo inclusive salvar a vida ou reduzir a chance de sequelas da vítima que requer essa atenção imediata.

O curso de primeiros socorros tem como objetivo central capacitar o colaborador à identificar situações de emergências e realizar técnicas básicas de suporte à vida segundo as diretrizes da American Heart Association (AHA).

Você já fez seu curso de primeiros socorros? E os colaboradores de sua empresa estão capacitados para socorrer alguma vítima de acidente ou de doenças no ambiente de trabalho?

Inscreva-se em Nosso Canal do Youtube
Inscreva-se em Nosso Canal do Youtube