Plataforma de Ensino
Ferramentas da SST

Plano de Ação – Segurança do Trabalho

Plano de Ação e a Segurança do Trabalho

Leia também: Interpretação das Normas ISO 9001 e 14001 Versão 2015

Os técnicos e engenheiros de segurança do trabalho são os profissionais responsáveis por identificar e prevenir possíveis situações de risco. Desse modo buscam evitar doenças e acidentes do trabalho, e consequentemente prejuízos financeiros.

O Plano de Ação em Segurança do trabalho é uma ferramenta que auxilia estes profissionais na busca da saúde e segurança do trabalhador.

Para que que este profissional consiga desenvolver suas atribuições com qualidade, não basta apenas fiscalizar o ambiente de trabalho ou o uso do EPI, como exemplo. Isto é, o profissional deve buscar melhorias constantes, analisando o passado e presente e planejando melhorias para o futuro.

É nesse contesto que o Plano de Ação em Segurança do Trabalho entra.

O que é plano de ação?

O Plano de Ação é,  basicamente , um planejamento para se alcançar um objetivo. Porém não é tão simples assim, mas com a técnica certa e comprometimento pode ficar fácil.

Como elaborar um plano de ação

Passos para o Plano de Ação:

  • Identificação do Problema.  A identificação do problema pode ocorrer de diferentes formas, por exemplo:
    • Durante a elaboração do PPRA;
    • Através de Análise Preliminar de Riscos APR;
    • Após um acidente ou incidente do trabalho
  • Estudar a Situação, ou seja, conhecer as características das tarefas, como elas são realmente executadas durante os diferentes momentos do dia. Deve-se buscar entender os fatores que interferem na atividade. No caso de acidente ou incidente do trabalho, recomenda-se realizar a investigação do acidente de trabalho. Por fim, sempre que necessário, realizar levantamentos ambientais.
  • Definição de Ações e Metas , ou seja, realiza-se um planejamento, e como vimos, o plano de ação nada mais é que um planejamento. A definição dos objetivos, responsáveis, prazos, método e custos são o mínimo necessário para um bom plano de ação.
  • Ação, assim sendo, é hora de colocar a mão na massa e iniciar as melhorias. Para isso deve-se respeitar o planejamento, e quando realmente necessário, atualizar o planejado.
  • Avaliação das ações realizadas. O objetivo foi alcançado? Dentro dos prazos e custos? Ainda há melhorias a serem realizadas? Como resultado, quando há riscos residuais, esta etapa reinicia o projeto, funciona como a etapa de Identificação do Problema.

Ferramenta 5W2H para SST

A ferramenta 5W2H é utilizada para a organização do Plano de Ação. Foi desenvolvido para diferentes situações e complexidades, desta forma, pode ser utilizada por uma equipe de uma grande empresa, assim como pelo designado CIPA em uma tarefa simples.

A ferramenta 5W2H ganhou mais popularidade com a disseminação das técnicas de gestão da qualidade e, em seguida, com as de gestão de projetos.

Basicamente, a ferramenta representa 7 diferentes perguntas. O nome 5W2H vem da letra inicial de cada pergunta em inglês, em resumo:

  • O que (What) deve ser feito?
  • Por que (Why) deve ser implementado?
  • Quem (Who) é o responsável pela ação?
  • Onde (Where) deve ser executado?
  • Quando (When) deve ser implementado?
  • Como (How) deve ser conduzido?
  • Quanto (How much) vai custar a implementação?

A ferramenta 5W2H pode ser utilizada para colocar em prática uma decisão simples na empresa, como a aquisição de um novo equipamento.

Por outro lada, a mesma ferramenta, pode ser utilizada em uma readequação complexa em uma fábrica como consequência de um acidente.

Nas situações menos complexas, simples respostas das perguntas 7 perguntas do 5W2H, mesmo que no corpo de uma mensagem eletrônica, já pode ser suficiente para a elaboração do plano de ação. Mas lembre-se, não adianta ficar apenas no PLANO, deve-se colocar em AÇÃO, e por fim, avaliar os resultados.

Assim sendo, não existe desculpa para não se elaborar um plano de ação em segurança do trabalho, já que a ferramenta 5W2H veio para facilitar.

Plano de Ação - Ferramenta 5W2H
Tabela 5W2H utilizada em planos de ação.

Leia também: O que as empresas buscam no Tec. de Segurança do Trabalho

Inscreva-se em Nosso Canal do Youtube
Inscreva-se em Nosso Canal do Youtube