Investigação de Acidente de Trabalho

A reincidência de incidentes e acidentes de trabalho nos leva a questionar as medidas de segurança no ambiente de Trabalho.

Por outro lado a investigação de acidente de trabalho pode mostrar os motivos pelas quais as medidas de controle adotadas não surtem os efeitos esperados.

Inicialmente deve-se perguntar:

  • É possível implementar medidas de controle eficazes, mesmo sem compreender o motivo que levam ao acidente de trabalho?
  • Há clareza sobre os reais motivos que expõem os trabalhadores a riscos de acidentes de trabalho?

Leia também: Investigação de Acidente e Trabalho (Metodologia Arvore de Causas)


Investigação de Acidentes de Trabalho – Componentes

De fato há dificuldade em se identificar a real causa do acidente de trabalho. Isto ocorre pois são vários componentes que interferem na atividade:

  • O Indivíduo
  • O método de trabalho
  • Os equipamentos
  • A material prima
  • A meio ambiente de trabalho
  • O gerenciamento.

Ao passo que todos esses fatores devem ser analisados na investigação.

Inegavelmente a investigação de acidente de trabalho não pode se restringir a análise dos fatores imediatos. Que são as razões óbvias que são apontadas como as responsáveis pela ocorrência.


Investigação de Acidentes de Trabalho – Fatores

Estudos realizados demonstram que os acidentes resultam de uma sequência de eventos representados pela interação de fatores técnicos e comportamentais, quem têm como resultado o acidente.

Assim, os fatores podem ser:

  • Imediatos (razões óbvias pela ocorrência)
  • Subjacentes (razões sistêmicas ou organizacionais menos evidentes);
  • Latentes (condições iniciadoras que possibilitam o surgimento de todos os outros fatores relacionados ao evento adverso)
  • Contribuintes (outros fatos que ocorreram na empresa ou com os envolvidos que podem ter contribuído para a ocorrência do acidente).

A investigação de um acidente de trabalho não pode ser considerado apenas um mero procedimento administrativo, mas sim uma oportunidade de compreender melhor as atividades.

Assim como o objetivo não pode ser apurar irregularidades de não conformidade com a legislação ou com as normas dos sistemas de gestão das empresas. Deve-se sim buscar compreender o mecanismo que levou ao acidente.

É consenso entre especialistas que o processo de investigação de acidentes de trabalho deve ser detalhado e cuidadosamente conduzido. Desta forma a Investigação constitui-se em uma grande oportunidade de aprendizado e inegavelmente de desenvolvimento organizacional.

Por fim, sabe-se que a metodologia de investigação de acidentes de trabalho conhecida como Arvore de Causas é uma ótima ferramenta para compreender melhor os acidentes de trabalho.

A investigação de acidente de trabalho pela metodologia da árvore de causas é recomendada pela OIT ( Organização Internacional do Trabalho) vincula a ONU.

Para aprender como realizar uma investigação de acidente do trabalho leia: Leia também: Investigação de Acidente e Trabalho (Metodologia Arvore de Causas)

Conheça também nosso curso de investigação de Acidentes de Trabalho