Plataforma de Ensino
Acidente de Trabalho

Investigação de Acidente de Trabalho

Investigação de Acidente de Trabalho

A reincidência de incidentes e acidentes de trabalho nos leva a questionar as medidas de segurança no ambiente de Trabalho.

Por outro lado a investigação de acidente de trabalho pode mostrar os motivos pelas quais as medidas de controle adotadas não surtem os efeitos esperados.

Inicialmente deve-se perguntar:

  • É possível implementar medidas de controle eficazes, mesmo sem compreender o motivo que levam ao acidente de trabalho?
  • Há clareza sobre os reais motivos que expõem os trabalhadores a riscos de acidentes de trabalho?

Leia também: Metodologia Arvore de Causas

Componentes que interferem na atividade

De fato há dificuldade em se identificar a real causa do acidente de trabalho. Isto ocorre pois são vários componentes que interferem na atividade:

  • O Indivíduo
  • O método de trabalho
  • Os equipamentos
  • A material prima
  • A meio ambiente de trabalho
  • O gerenciamento.

Ao passo que todos esses fatores devem ser analisados na investigação.

Inegavelmente a investigação de acidente de trabalho não pode se restringir a análise dos fatores imediatos. Que são as razões óbvias que são apontadas como as responsáveis pela ocorrência. 

Classificação dos fatores que interferem no Acidente de Trabalho

Estudos realizados demonstram que os acidentes resultam de uma sequência de eventos representados pela interação de fatores técnicos e comportamentais, quem têm como resultado o acidente.

Assim, os fatores podem ser:

  • Imediatos (razões óbvias pela ocorrência)
  • Subjacentes (razões sistêmicas ou organizacionais menos evidentes);
  • Latentes (condições iniciadoras que possibilitam o surgimento de todos os outros fatores relacionados ao evento adverso)
  • Contribuintes (outros fatos que ocorreram na empresa ou com os envolvidos que podem ter contribuído para a ocorrência do acidente).

A investigação de um acidente de trabalho não pode ser considerado apenas um mero procedimento administrativo, mas sim uma oportunidade de compreender melhor as atividades.

Assim como o objetivo não pode ser apurar irregularidades de não conformidade com a legislação ou com as normas dos sistemas de gestão das empresas. Deve-se sim buscar compreender o mecanismo que levou ao acidente.

É consenso entre especialistas que o processo de investigação de acidentes de trabalho deve ser detalhado e cuidadosamente conduzido. Desta forma a Investigação constitui-se em uma grande oportunidade de aprendizado e inegavelmente de desenvolvimento organizacional.

Por fim, sabe-se que a metodologia de investigação de acidentes de trabalho conhecida como Arvore de Causas é uma ótima ferramenta para compreender melhor os acidentes de trabalho.

A investigação de acidente de trabalho pela metodologia da árvore de causas é recomendada pela OIT ( Organização Internacional do Trabalho) vincula a ONU.

Conheça nosso curso de investigação de Acidentes de Trabalho

Inscreva-se em Nosso Canal do Youtube
Inscreva-se em Nosso Canal do Youtube