Meio ambiente e Sustentabilidade nas Empresas

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Meio ambiente e sustentabilidade

Neste artigo vamos aprender sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade nas empresas. A criação deste material teve base o curso desenvolvido pela Valor Crucial Treinamentos online que tem como objetivo instruir os colaboradores em educação ambiental para atendimento a alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, normas de ESG e exigências de certificadoras como a ISO 14.0001.

Como de costume nos cursos da Valor Crucial treinamentos vamos começar com alguns conceitos.

Meio ambiente

Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Definição da Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA

Sustentabilidade

Uso consciente dos recursos naturais para que possamos utilizar desses recursos mais para frente. Esse termo surgiu com o objetivo de aumentar as práticas e ações. Que não afetam tanto ao meio ambiente e, além disso, aumentam a qualidade de vida.

O que que é isso? É usar os recursos ambientais, de uma forma em que ele tenha uma menor agressão ao meio ambiente e que ofereça a qualidade de vida às pessoas.

É inevitável minerar o minério de ferro, um recurso natural, para gerar metal e posteriormente fabricar um carro, por exemplo. Porém o processo deve ser realizado de forma sustentável, com o objetivo de afetar o mínimo possível o meio ambiente.

E para isso é importante que as empresas tenham preocupações com a sustentabilidade corporativa, mas o que é a sustentabilidade corporativa?

Sustentabilidade Corporativa

A sustentabilidade corporativa diz respeito às escolhas sobre as formas de produção, consumo, operação, comunicação, transporte e também os relacionamento entre as partes interessadas, que são os stake holders e delas com o meio ambiente. Considerando os valores éticos solidários e democráticos.

Ou seja, a empresa deve preocupar com o meio ambiente, mas não com uma visão limitada ao meio ambiente. A empresa deve se preocupar com todo o seu entorno e com todos os públicos interessados e com todas as pessoas envolvidas. Sejam eles acionistas, colaboradores, empregados, sociedade ao entorno, cliente, fornecedor, governo e etc, os Stake Holders.

Como alcançar a sustentabilidade nas empresas?

Para alcançar a sustentabilidade são necessárias algumas ações e não apenas discursos. Abaixo uma lista de ações necessárias para alcançar a sustentabilidade empresarial

Consciência Ambiental

Além de sua consciência ambiental como empresa, através de ações concretas em preservação ambiental, as corporações devem trabalhar para a educação ambiental de forma ampla, sensibilizando seus colaboradores, fornecedores e se possível a comunidade a sua volta.

Indicadores ambientais

Os indicadores ambientais possibilitam a análise dos impactos ambientais causados pela atividade assim como a evolução das ações de prevenção.  

Selos de sustentabilidade

O selos de sustentabilidade trabalham como um norte para as empresas em sua busca por bons indicadores ambientais.
Exemplos:

  • LEED
  • FSC
  • PROCEL
  • AQUA
  • ISO 14001*

*Mais comum e mais buscado pelas empresas

Redução de Consumo

Redução do meu consumo de água, energia, redução da geração de resíduos, não só pelo consumo sustentável, mas também na produção sustentável.

Na busca pela sustentabilidade nas empresas surge um novo conceito, a ecoeficiência.

Ecoeficiência Meio Ambiente e Sustentabilidade

Ecoeficiência e Sustentabilidae

É a interação do social, econômico e ecológico sustentáveis.
Uma empresa sustentável é uma empresa com a interação da preservação dos ecossistemas, a geração de riquezas e trabalho com saúde e dignidade.  Sem esquecer da relação ética com outros públicos como os fornecedores clientes, governo e etc.

Primeiro passo é cuidar dos resíduos e do equilíbrio ambiental.

5 fatores fundamentais para a ecoeficiência e Sustentabilidade

5 FATORES FUNDAMENTAIS

  1. Consumo de materiais
  2. Consumo de Energia
  3. Emissão de Resíduos
  4. Potencial Tóxico dos Resíduos*
  5. Produtos Final com menor impacto ambiental

*Análise da Toxidade
É necessário analisar toxidade dos resíduos e produtos para que seja possível gerar indicadores ambientais eficientes.

A utilização de energia renovável e de produtos recicláveis na produção e produto final são ações na direção da ecoeficiência e sustentabilidade.

Ao tratar da emissão de resíduos na atmosfera, a responsabilidade é sobre todos os resíduos e dos produtos ofertados pela empresa.

Os índices para medir a gestão ambiental e ecoeficiência são:

  • Reduz a quantidade de materiais;
  • Reduzir a emissão de resíduos;
  • Promover a coleta seletiva;
  • Transformar resíduos em produtos;*
  • Transformar resíduos em insumos;*
  • Substituir insumos.

* Um resíduo do processo industrial pode ser novamente processado e virar um novo produto ou insumo para a indústria.

Ex: Utilização dos resíduos da mineração como insumo de tijolos ecológicos 

Educação ambiental

Programas de educação ambientais devem ser propostos pelas empresas. Com os objetivos de disseminar o conceito de sustentabilidade  para todos os seus públicos: Colaboradores, clientes, fornecedores, transportadores, pessoas e empresas envolvidas na cadeia de produção e também para a sociedade ao entorno. Não adianta eu preocupar com a educação ambiental só para os colaboradores. As empresas precisam se preocupar com os outros públicos na educação ambiental sendo parte das suas ações de cuidados com a comunidade.

Por fim não podemos esquecer das responsabilidades sociais e de inclusão social, que não esta ligado diretamente a Meio Ambiente mas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Esses objetivo normalmente são trabalhadas pelo mesmo setor das empresas.Que vamos trabalhar em outro tópico, mas te convido a ler nosso artigo sobre a inclusão de pessoas deficientes ou reabilitadas no processo de trabalho que também trabalho o tema.

Para que a empresa possa trabalhar de uma forma adequada ao seu ambiente, ela deve entender que está inserida em uma comunidade e em uma cadeia produtiva. Pensar em todos os públicos de uma forma mais ampla, ética e humana e não só na questão ambiental.

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