Direção Defensiva

Transito em Números

Você sabia que 1 MILHÃO E 350 MIL VIDAS SÃO PERDIDAS POR ANO nas vias públicas e estradas, em todo o mundo? Somente no Brasil, UMA PESSOA MORRE A CADA 15 MINUTOS POR ACIDENTE DE TRÂNSITO.

Não estamos falando só de motoristas mas também ciclistas, passageiros de ônibus, pedestres e até patinetes entre outros.  

Os números assustam, não é? É por isso que a Valor Crucial Treinamentos preparou um curso sobre DIREÇÃO DEFENSIVA. Para que você conheça as melhores dicas de como prevenir acidentes e proteger a sua vida.

Se você quer aprender técnicas para uma maior segurança na sua locomoção e evitar acidentes, não perca nenhum detalhe deste texto!

Você vai aprender dicas valiosas de locomoção segura, direção defensiva e preventiva para ampliar a sua segurança e a de todos.

Quer ficar por dentro de todas as dicas de prevenção de acidentes e segurança no trabalho? Então, inscreva-se no canal da Valor Crucial no YouTube. E se você quer o curso completo de direção defensiva com certificado para seus colaboradores, em plataforma de ensino em conformidade com a NR 1, ou adquirir para a plataforma da sua empresa. entre em contato pelo e-mail [email protected] ou acesse nosso site.

Sistema Nacional de Trânsito

Vamos iniciar pelo Sistema Nacional de Trânsito que e a lei que regulamenta a segurança no trânsito aqui no país, que é o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Depois, você vai entender quais as principais causas de acidentes, o que é comportamento seguro no Trânsito, direção defensiva e preventiva e por que eles são tão importantes.

Começando pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Cada país tem uma legislação, que é influenciada por uma infinidade de fatores.

 O CDB, código de trânsito brasileiro estabelece que:

“O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.

Isso significa que trafegar com segurança, seja de carro, moto, bicicleta, a pé ou com qualquer outro tipo de meio de transporte, é um direito de todos os cidadãos e uma responsabilidade de todo mundo.

O CTB foi criado em 1997 e instituído pela Lei nº 9.503.

Uma das novidades foi a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança.

O objetivo da lei foi criar um marco na legislação e na educação cidadã brasileira em relação ao trânsito, além de prevenir acidentes e melhorar a mobilidade urbana no país.

Ainda hoje ele é o instrumento principal de consulta que guia a segurança no trânsito.

O Sistema Nacional de Trânsito é um conjunto de órgãos governamentais que regulamentam o trânsito nos âmbitos municipais, estaduais e nacionais, seja nas vias urbanas como nas rodovias.

Você já deve ter ouvido falar no CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, o DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito, e o DETRAN, Departamento Estadual de Trânsito. Eles e outros órgãos, como a própria Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Militares fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito.

A finalidade do SNT é planejar, criar normas, fiscalizar, educar e penalizar os cidadãos em relação ao trânsito.

É ele que faz o:

  • Registro e licenciamento de veículos;
  • A formação, habilitação e reciclagem dos condutores;
  • O policiamento, fiscalização, aplicação de multas e
  • julgamento das infrações e recursos

Dentre outras funções.

“Mas, por que você está falando sobre esses órgãos? Que chatice!”

Eu estou te contando isso, caro amigo, porque esse é o primeiro passo para uma direção defensiva. Entender que existe todo um sistema por trás da lógica da prevenção de acidentes e que, você fazer o seu papel é muito importante para fazer essa roda girar!

Então, agora que você já sabe isso, eu vou te mostrar as principais causas dos acidentes de trânsito, que são levantadas todos os anos por esses órgãos que eu acabei de falar.

Bom, os acidentes de trânsito acontecem por diferentes motivos. Sendo que mais da metade deles acontecem por negligência dos motoristas, por infrações às leis do trânsito ou por falta de atenção ao dirigir.

10 principais causas de acidentes no transito

  1. Falta de atenção;
  2. Desobediência à sinalização;
  3. Velocidade incompatível com o limite estabelecido;
  4. Beber álcool ou utilizar qualquer tipo de entorpecente e dirigir;
  5. Defeito mecânico no veículo;
  6. Desobediência em relação à distância de segurança;
  7. Dormir ao volante;
  8. Animais na pista;
  9. Ultrapassagem indevida;
  10. Defeito na via

Então, se antes você culpava as más condições das estradas brasileiras, saiba que o maior problema está no motorista.

Mas, tudo bem, pode reclamar um pouquinho porque realmente nossas estradas são ruins demais!

Tá, você já entendeu por que a gente tem tantos acidentes no Brasil. Mas, então, como fazer pra evitar?

Direção Defensica e Direção Preventiva

É aí que entra a Direção Defensiva e Preventiva!

Na verdade, aqui a gente tem uma confusão muito comum. Porque existe uma DIFERENÇA ENTRE DIREÇÃO PREVENTIVA E DEFENSIVA.

DIREÇÃO PREVENTIVA OU CONDUÇÃO PREVENTIVA são as medidas que você pode tomar para prevenir ou minimizar os riscos de acidentes de trânsito.

Na direção preventiva, estamos falando das atitudes do motorista para se precaver aos problemas e aos riscos que podem surgir no trânsito.

Já na DIREÇÃO OU PILOTAGEM DEFENSIVA, falamos sobre o jeito de dirigir para te proteger de uma determinada situação no trânsito, para evitar um acidente ali naquela hora, ou até reduzir os danos de um acidente inevitável.

Já ouviu falar que é melhor prevenir do que remediar? A direção defensiva já é o remedio….

Deu para entender? Bom, para ficar mais fácil, imagine que você está dirigindo e o carro na sua frente freia de repente.

O jeito que você vai tentar desviar e ter o reflexo rápido para evitar a batida é direção defensiva. Você está se defendendo ali na hora. Mas se você, antes de tudo isso, manteve a distância de segurança do carro da frente, você estava se precavendo, o que representa a direção preventiva. Moleza, né?

Conhecendo os dois conceitos, você vai perceber que vamos falar mais de direção preventiva do que defensiva. Até poque para a direção defensiva recomendamos aulas práticas, e também porque é melhor prevenir do que remediar.

Direção Preventiva

O primeiro passo é conhecer o seu veículo e verificar as condições em que ele se encontra, antes de sair dirigindo por aí ou pegar a estrada.

Esta dica também vale ao pegar uma carona, taxi ou carro de aplicativo. Pneus carecas é uma infração de trânsito e pode evidenciar a falta de preocupação do motorista com seus passageiros.

Assim negue carros com pneus carecas, sua vida vale mais que a taxa de cancelamento ou o constrangimento em negar a carona. Observe também se o motorista se encontra e condições de dirigir.

A manutenção preventiva tem o objetivo de manter o veículo sempre em bom funcionamento e em plenas condições para rodar em segurança. Ela ainda ajuda a reduzir custos com consertos futuros.

Ou seja, para as empresas e os proprietários de veículos motorizados, ou não, como uma bicicleta, a manutenção preventiva é segurança e economia!

Você deve criar o hábito de realizar a manutenção preventiva com revisões periódicas do veículo, para automotores, pelo menos a cada 10 mil quilômetros ou uma vez ao ano ou conforme manual.

Não espero um barulho ou mal comportamento do carro, você pode estar colocando a sua vida e a de terceiros em risco.

Dicas para economizar com o carro!

Os custos gerados para se ter um veículo motorizado é extremamente alto, se você tem ou já teve um sabe bem disso. Esta realidade não é diferente para as empresas.

E não estamos falando apenas dos custos das prestações na aquisição ou aluguel do veículo, mas também os custos gerados por acidentes, manutenção e insumos necessários como combustível, fluidos, pneus e outras peças que desgastam com o tempo…

Mas Zé, não estamos falando de segurança do trabalho e Direção defensiva?

Sim estamos falando de Segurança do Trabalho, mas nesta aula não vamos falar de direção defensiva, mas de manutenção e direção preventiva.

Infelizmente a maioria sente todos os meses no bolso ou nas metas os custos, porém acreditam que os acidentes não acontecem com eles. Desta forma vamos usar o poder do dim dim para se incentivar a adoção de medidas de manutenção e direção preventiva.

Manutenção Preventiva

FLUIDOS DO CARRO

Verifique os reservatórios, veja se estão com o nível de acordo com o manual do veículo;
Conhecer o manual do carro é de grande importância e pode garantir seu carro em condições ideais para evitar imprevistos, economizar com gasolina, pneus, lanternagem e etc

Certifique-se que não há vazamentos e poças de óleo onde o veículo estiver estacionado.
Caso encontre um vazamento, solicite a presença de um mecânico para avaliar a situação.

ILUMINAÇÃO

Verifique o funcionamento dos faróis, luzes internas, lanternas dianteiras e traseiras, luzes indicativas de direção, luz de freio, farol de neblina e luz de ré.

A iluminação é de grande importância, mas só lembramos dela quando algo não está funcionando e estamos correndo perigo…

FREIOS

O sistema de freios se desgasta com o uso e, com isso, pode falhar e causar graves acidentes. Freios gastos exigem maiores distâncias para frear com segurança.

Barulhos ao se acionar os freios é um indicativo que esta na hora de uma visita no mecânico.

As principais razões da perda de eficiência dos freios são as seguintes:

  • Nível de fluido baixo: como já vimos observe o nível do reservatório;
  • Vazamento de fluido: como também já vimos observe a existência de manchas no piso, sob o veículo;
  • Disco, pastilhas e lonas gastas: faça a substituição.

Sempre que recomendado pelo mecânico faça a substituição. Se observar qualquer comportamento estranho ao utilizar os freios ou barulho procure um mecânico.

Você já se imaginou em uma situação de risco sem seus freios funcionando perfeitamente?

SUSPENSÃO

A suspensão e os amortecedores mantêm a estabilidade do veículo e, se estiverem desgastados, podem fazer com que você perca o controle do carro. Esse é um dos principais motivos de capotamentos em curvas.

Problemas na suspensão, principalmente em veículos pesados e tratores, podem gerar vibrações de corpo inteiro, que tem entre suas possíveis consequências a Visão turva e a Lentidão de reflexos, ou seja, um grande risco para todos.

Para estes motoristas recomendo a aula sobre vibrações, disponível em nossa plataforma de ensino corporativa.

Durante a revisão do veículo, certifique-se que eles foram verificados, e assim como os freios, deve-se ter atenção a barulhos na suspenção ao se passar por lombadas ou buracos.

SISTEMA DE DIREÇÃO

Fique atento caso o carro comece a puxar para o lado, se há vibrações no volante ou apresenta barulhos. Tudo isso pode ser sinal de problema no alinhamento, no balanceamento das rodas ou até de calibragem nos pneus.

PNEUS

Sempre confira:

  1. A calibragem de acordo com as recomendações do fabricante.

Observe se há indicação de calibragens diferentes dependendo do número de passageiros e carga.
Assim como problemas na suspensão a calibração errada dos pneus podem gerar instabilidade na direção e possíveis vibrações indesejadas.

  • O desgaste, quando falamos que o pneu está “careca”. Um bom pneu deve ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade. Esses sulcos permitem que a água escoe e, com isso, o carro tenha mais aderência em caso de piso molhado
  • Deformações na carcaça: veja se os pneus não têm bolhas ou cortes. Estas deformações podem causar um estouro ou uma rápida perda de pressão;
  • Dimensões irregulares: Sempre use pneus de mesmo modelo e com as dimensões recomendadas pelo fabricante para evitar desestabilizar o veículo e prejudicar a suspensão.

Lembre-se de não fazer nenhuma mudança no automóvel fora das recomendações do fabricante. Principalmente se for a mais nova moda. Tudo é dimensionado e escolhido pensando na maior segurança para o motorista e terceiros.

Estas dicas em relação aos pneus também ajudam a economizar gasolina como veremos a seguir.

Dicas para economizar combustivel:

  1. Dirija em velocidade econômica, mantenha o conta- giros na faixa verde. Mantenha os pneus calibrados
  2. Desligue o motor ao estacionar.
  3. Planeje antes a sua rota para evitar congestionamentos. O “arranca e para” gasta bastante combustível. Para rotas longas planeje as paradas para evitar longos períodos na direção sem intervalos para descanso.
  4. Use o freio motor e nunca ande na “banguela”
  5. Mantenha a distância de segurança. Evite freadas e desacelerações desnecessárias.
  6. Está levando carga? Arrume-a de modo uniforme para balancear o veículo. O peso mal distribuído pode levar a perda do controle do veículo além de danificar a suspenção.
  7. Abasteça em postos confiáveis.

Pontos Cegos

Nossa primeira dica é em relação ao retrovisor, que deve estar bem posicionado, direção preventiva. ser checado constantemente e não só na mudança de faixa. Direção preventiva e defensiva.

Mas vamos ao mais importante, entender a dinâmica dos pontos cegos do seu veículo e dos outros veículos na via.
E para isso vamos ver um vídeo sobre os pontos cegos:


Minha principal dica em relação aos pontos cegos é: Os retrovisores laterais devem estar ajustados de maneira que você, sentado na posição de direção, enxergue o limite traseiro do seu veículo. Isso reduz o tamanho dos “pontos cegos”.

E reforçando a dica do vídeo, durante sua direção e principalmente antes de iniciar uma manobra, como a mudança de faixa, movimente a cabeça ou o corpo para encontrar outros ângulos de visão.

Troca de Faixa

Se você vai precisar trocar de faixa, saiba que esse momento pode ser arriscado e é preciso muita atenção.

Para mudar de faixa com prudência:

  1. Olhe todos os retrovisores e aguarde o melhor momento
  2. Sinalize com a seta
  3. Fique atento às sinalizações pintadas na via. Apenas troque de faixa se as linhas forem pontilhadas.
  4. Observe a velocidade das faixas, adaptando a velocidade do seu veículo à velocidade da via em que se encontra.

Distância Segura

Outra forma de dirigir preventivamente é manter uma distância segura, para evitar qualquer problema caso haja uma freada ou desvio à frente.

O ideal é que você mantenha uma distância de um carro para cada 20 km/h. Ou seja, se você está a 60 km/h, a distância deve ser equivalente a três carros.

“Mas como eu calculo isso?” É fácil! Pratique a regra dos 3 segundos.

Funciona assim:

  1. Escolha um ponto fixo à margem da via, por exemplo uma placa;
  2. Quando o carro da frente passar pela placa, comece a contar até três segundos. No três, é o momento que você deveria passar também pela placa.

Evite Freadas Bruscas

Mesmo com a distância de segurança, ainda assim emergências acontecem e pode ser que você precise frear rapidamente. O ideal é evitar acionar os freios com tudo, já que isso pode fazer com que os pneus derrapem e o motorista perca o controle do veículo ou causar um acidente com o carro de trás, por exemplo. Além disso, a freada brusca ainda pode machucar os demais passageiros.

Gentileza

Você sabia que gentileza no trânsito pode prevenir acidentes? Isso porque se você toma atitudes negligentes ou inconsequentes, por exemplo, pode aborrecer outros condutores e, com isso, gerar situações perigosas no trânsito.

Também é muito importante respeitar os pedestres, ciclistas e motociclistas, dando sempre a preferência a eles, uma vez que são as partes mais vulneráveis quando falamos em trânsito.

E você já deve ter ouvido aquela expressão de ‘gentileza gera gentileza’, certo?

Vamos a algumas dicas para dirigir de forma mais gentil:

  1. Não pare em locais proibidos e na frente de garagens;
  2. Respeite as vagas preferenciais para deficientes físicos e idosos. Elas existem para facilitar a locomoção destas pessoas;
  3. Sempre use a seta para sinalizar seus movimentos;
  4. Evite buzinar ou fazer barulhos desnecessários, sobretudo em áreas hospitalares e residenciais;

buzinar de maneira prolongada e várias vezes seguidas em qualquer situação, pode acarretar em uma multa, acioná-la entre os horários das 22h e 6 horas da manhã, também é considerado infração.

  • Saia para os seus compromissos com antecedência. A pressa é inimiga da direção preventiva;
  • Libere a pista da esquerda se você quiser andar com mais calma;
  • Só use o acostamento em caso de emergências. O espaço deve ficar livre para os condutores que precisarem, carros com problemas motores ou para a circulação de pedestres e ciclistas, em alguns casos. e
  • Nunca beba antes de dirigir, que vai muito além de só gentileza; e é sempre bom reforçar!

Sono e Condições Psicolocas

Questões psicológicas, postura corporal, planejamento de rota. questões climáticas.  aquaplanagem.  engarrafamentos. e muito mais! 

Lembre-se, na locomoção qualquer descuido pode ser fatal, como não olhar para os dois lados ao atravessar a rua, e muitas vezes esse descuido pode estar ligado a questões psicológicas como estresse ou privação de sono. Então atenção redobrada as dicas que vem a seguir!

O estado da nossa mente pode atrapalhar a direção. Se você tiver dormido mal, estiver cansado, com sono, não dirija!

O sono faz com que os reflexos sejam prejudicados, o que pode causar acidentes graves. Se você faz suas rotas à noite, esse cuidado deve ser redobrado.

É o mesmo caso para transtornos psicológicos, como ansiedade, preocupação excessiva e tristeza. Ou ainda trafegar sob o uso de drogas e outras substâncias psicoativas que interferem na sua habilidade de conduzir.

Lembre-se que alguns medicamentos são contraindicados para motoristas, como alguns antidepressivos ansiolíticos, antialérgicos e outros. Converse antes com o seu médico.

Dirigir nessas condições pode reduzir a concentração. Lembra que eu falei que a falta de atenção está entre os principais motivos de acidentes?

E lembre-se, remédios para afastar o sono têm efeito limitado, e quando seu efeito passa, causa um pico de cansaço repentino e extremo com grande potencial de levar a acidentes graves.  

Consultar o tempo antes de sair para sua rota também é uma forma de se prevenir.

Planeje a Rota

E uma forma de evitar o cansaço em excesso nos seus trajetos é com um bom planejamento da rota. Em longas distancias deve-se planejar as paradas e trocas de motoristas.

Ao utilizar o GPS e mapas virtuais, o celular deve sempre ser fixados de forma firme e à frente do motorista, sem atrapalhar sua visão.

Conhecer ou planejar o trajeto e os locais onde você vai passar e parar te dão mais segurança e permite se concentrar mais no trânsito que nos acessos e desvios.

Direção preventiva e CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

Consultar o tempo antes de sair para sua rota também é uma forma de se prevenir. Isto porque você consegue prevenir riscos, como evitar áreas passíveis de alagamento, por exemplo.

Em caso de chuvas:

Sua visibilidade estará prejudicada e o piso estará escorregadio, com risco de aquaplanagem. Nessas condições, é imprescindível que:

  1. Os pneus estejam em bom estado;
  2. O limpador de para-brisa esteja em boas condições. Troque a palheta se estiver ressecada ou com rachaduras.

Como se defender na AQUAPLANAGEM?

A aquaplanagem é quando uma poça de água fica entre o solo e o pneu. Isso faz com que o carro perca a aderência e, com isso, você perde o controle da direção momentaneamente. Pode mudar a direção do volante que nada acontece, pois, a roda esta esquiando sobre a agua sem aderência ao asfalto.

Para evitar, reduza a velocidade em pista molhada e observe as poças d’água sobre a pista. O ideal é seguir a trilha mais seca dos veículos à frente e usar o freio motor.

Caso o carro aquaplane, é hora de seguir a direção defensiva para reduzir as consequências:

  1. Retire o pé do acelerador imediatamente depois que se sentir sem controle do veículo;
  2. Segure firme o volante para tentar manter as rodas retas;
  3. Não pise de forma brusca no pedal do freio. Se seu sistema de frenagem for ABS, você pode pisar levemente;
  4. Comece a pisar aos poucos no freio até sentir que está recuperando o atrito com a pista;
  5. Por fim, gire levemente o volante de um lado para o outro, recuperando a aderência por completo.

Agora que vimos sobre os casos de chuva, vamos a como agir em caso de neblina

A neblina é um fenômeno muito comum em locais rurais, com matas ou serras. A visibilidade também ficará prejudicada. Isso porque a neblina é uma nuvem branca que se forma de forma próxima ao solo.

Para prevenir acidentes em situação de neblina:

  1. Use o farol de neblina, se o carro tiver esse item. Ele ilumina diretamente o chão, melhorando a visibilidade;
  2. Não use o farol alto, pois ele pode prejudicar tanto a sua visão quanto de quem vem pelo outro lado da pista;
  3. Guie-se pelas faixas refletivas da pista e pelas placas de sinalização.

Para uma direção defensiva, é preciso prática e bom senso para fazer escolhas que favoreçam a vida e o bem-estar das pessoas. Como reduzir a velocidade em caso de neblina ou chuva. outra situação de risco importante são as curvas.

Dirigindo nas Curvas

Quando você faz uma curva, você deve considerar que existe uma força que te “joga para fora”, a força centrífuga. Quanto maior a velocidade, maior essa força. Com isso, você precisa ter mais controle do veículo.

Sobretudo nas estradas, em que a velocidade é mais alta, sempre observe a sinalização e adote os seguintes procedimentos:

  1. Reduza a velocidade antes de entrar na curva, usando freio-motor;
  2. Faça a curva suavemente, acelerando aos poucos;
  3. Nunca desligue o motor ou use o ponto morto! Seu veículo pode atingir velocidades descontroladas. Essa dica vale, na verdade, para qualquer momento, não só nas curvas.

E se você for passageiro? Solicite o motorista para reduzir a velocidade em situação de chuva, neblina e em curvas.

Quando falamos das técnicas de Direção e Pilotagem Defensiva, é comum citar cinco elementos básicos: CONHECIMENTO, ATENÇÃO, PREVISÃO, HABILIDADE E AÇÃO outra forma de se abordar o tema é com a sigla OAR, que significa OBSERVAÇÃO, ANTECIPAÇÃO E REAÇÃO.

Elas basicamente falam a mesma coisa: que, para dirigir defensivamente, você deve sempre observar o que está acontecendo, manter uma atenção plena, tentar antecipar o que vai acontecer e reagir de forma correta. Uma forma de te auxiliar neste desafio é utilizando a postura corporal ao seu favor.

Postura Corporal

  • Mantenha suas costas apoiadas no encosto da poltrona, em um ângulo de 90 graus.
  • Os braços e pernas devem ficar ligeiramente dobrados, para te dar mais mobilidade e evitar fraturas em caso de colisões.
  • Ao segurar o volante, seu pulso deve tocar sua parte superior com facilidade. Caso contrário, aproxime o banco.

A intenção de manter uma boa postura é evitar uma postura que leve ao relaxamento em uma atividade de risco, prevenir lesões e fraturas, ampliar a visão periférica e permitir a máxima mobilidade e os reflexos, em caso de emergências.

Direção Defensiva em ENGARRAFAMENTOS

Se seu carro estiver atrás de um caminhão ou veículo de alto peso, durante o engarrafamento, mantenha uma distância segura e gire as rodas para a lateral de fora da estrada. Isso faz com que seu carro não seja jogado para baixo do caminhão, caso haja uma colisão traseira.

Curso Direção Defensiva

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