Plataforma de Ensino
Riscos Ocupacionais.

Riscos Ergonômicos NR 17

Ergonomia nr 17

A NR-17 estabelece medidas preventivas a serem adotadas pelas empresas, com a finalidade de adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando-lhes conforto, segurança e desempenho eficiente. É a norma regulamentadora da ergonomia.

Observe que esta norma não diz respeito apenas à questões posturais, de adequação do posto de trabalho ao trabalhador, de análise dos movimentos executados na atividade laboral e dos equipamentos corretos para execução das tarefas. Ao mencionar características psicofisiológicas, a NR 17 inclui situações como a de pressão psicológica, estresse, pressão por resultado, questões essas que também estão relacionadas a ergonomia.

O que é ergonomia?

Entende-se por ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, com a organização e com o meio ambiente. Estas interações visam melhorar de forma integrada e dissociada a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas.

  • Interações com a Tecnologia, pode ser uma melhoria nos equipamentos como amortecedores em um caminhão ou um painel de controle mais simples e fácil de operar.
  • Organizacional, como ao introduzir intervalos regulares para atividades repetitivas. Muitas vezes estes intervalos aumentam a produtividade diária do trabalhador.
  • Com o meio ambiente, como na instalação de ar condicionado em ambiente muito quente.

Ergonomia no Trabalho em Sentado, em Pé e no Transporte manual de peso.

Trabalho Sentado

7 dicas para uma boa postura sentado:

  1. Não cruze as pernas – Elas devem estar apoiadas em um ângulo de 90 graus. É importante que a altura da cadeira seja a mesma distância entre seu joelho e o chão
  2. Sente-se sobre o ossinho do final da coluna, o ossinho do bumbum
  3. Mantenha as costas retas, respeitando a curvatura normal da coluna.
  4. Posicione os ombros levemente para trás
  5. Os braços devem estar apoiados
  6. O monitor deve estar a uma altura em que você consiga manter o queixo paralelo ao chão.
  7. E sempre que ficar longos períodos sentado, procure levantar e alongar o corpo.

Trabalho em Pé

Quanto ao trabalho em pé, observe se sua coluna esta ereta até a nuca, respeitando sua curva natural, e ombros ligeiramente para trás. Recomenda-se intervalos sentado.

A NR-17, em seu item 3.5, diz que.

 “Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.”

Em ambos os casos, grandes períodos sentados ou em pé é recomendado a ginástica laboral orientada por profissional da saúde.

Levantamento e transporte manual de peso

O levantamento e transporte manual de pesos, é um dos grandes causadores de desconforto, doença e acidente do trabalho. Muitas vezes, são situações que se desenvolvem com o passar dos anos e, quando se percebe o dano já é irreversível. Uma primeira dica é verificar todos os obstáculos no caminho antes do transporte do peso e, quando possível, retirá-los.

Além do cuidado com o caminho é necessário verificar, a forma correta para pegar o produto, o peso, o volume e se há a possibilidade de o objeto rasgar ou dividir em partes. Estes fatores influenciam no equilíbrio e visão de quem carrega o objeto.

  • O primeiro passo é posicionar-se junto ao objeto, mantendo os pés afastados, com um pé mais à frente que o outro, para aumentar sua base de sustentação.
  • O segundo passo é abaixar dobrando os joelhos e mantendo a cabeça e as costas em linha reta. Não dobre as costas. Deve-se levantar usando somente o esforço das pernas. Aproxime o objeto do corpo e mantenha o objeto centralizado em relação as pernas durante o percurso.

Duas dicas importantes:

  • Evite a rotação do tronco, mantenha as pernas fixas no chão. Se necessário, vire o corpo todo mantendo o objeto centralizado.
  • Não levante objetos pesados acima de sua cabeça e evite levantá-lo acima da linha do ombro.

No caso de ações rotineiras de transporte de cargas, recomenda-se a utilização de equipamento de transporte de cargas.

Uma boa postura de pé, parado, andando, sentado e ao se deitar, contribui para o bem-estar e ajuda a reduzir dores musculares. Por este motivo observe as queixas dos trabalhadores, pode ser uma questão de ergonomia.,

Analise ergonômica

Ao se analisar as questões ergonômicas, observe também a facilidade e postura para se operar os equipamentos, a ventilação, a iluminação e o conforto térmico do ambiente de trabalho.

Como vimos, questões psicossociais que inclui situações como a de pressão psicológica, estresse, pressão por resultado e até a monotonia no trabalho são consideração na ergonomia e a individualidade de cada trabalhador deve ser respeitada.

Leia Também mais em nosso Blog: Clique Aqui

Inscreva-se em Nosso Canal do Youtube
Inscreva-se em Nosso Canal do Youtube