Plataforma de Ensino
Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho – Segurança do Trabalho

 Acidente de Trabalho

Leia também: Investigação de Acidente de trabalho

A namorada do dublê, Jennifer Cocker, disse ter ficado extremamente triste com a produção. Segundo sua opinião o acidente de trabalho ocorreu por negligência.

Os sets precisam ser mais seguros
Devemos ter um pré-requisito para não colocar um profissional dublê com um ator sem experiencia, em situações de risco
Disse ela

O Acidente de Trabalho

Acidente de trabalho fatal durante as gravações da oitava temporada de ‘The Walking Dead’. O dublê John Bernecker, 10 anos de experiência, se jogou de 7 metros de altura, como planejado, porém caiu fora da área de segurança acolchoada.

Como funciona a Segurança do Trabalho de dublês?

Sabemos que há profissões, como a de dublê de filmes, novelas ou séries, em que os riscos de acidente são consideráveis. Por consequência, a análise da atividade, treinamentos e o uso de EPC e EPI são necessários para evitar acidentes de trabalho.

Porém, como podemos observar, não são todas as cenas ou sets de filmagens que tomam os devidos cuidados.

Como sabemos o profissional dublê entra em ação em situações onde há riscos ou que o ator não se sente seguro para protagonizar a cena. Por essa razão, eles devem passar por exaustivos treinamentos para exercer a atividade e assim evitar acidentes de trabalho.

Dependendo do risco potencial da cena, é necessário que durante o período de gravação haja profissionais especializados em segurança do trabalho. Para casos que foram identificados risco mais acentuados, médicos, paramédicos e bombeiros podem ser necessários, pois pode haver algum tipo de emergência durante as gravações.

Em resumo a cena a ser gravada deve ser analisada por profissionais de Segurança do Trabalho. Por consequência, estes profissionais ficam como responsáveis pela elaboração de um plano de segurança para evitar acidentes de trabalho. O plano deve conter análise prévia dos riscos existentes, medidas de controle a serem aplicadas e procedimentos em caso de eventualidades, uma vez que acidentes acontecem.

O resultado destas medidas é o ator/dublê executando o seu trabalho de maneira segura, sem que sua vida possa correr risco.

Todos os detalhes devem ser muito bem calculados e executados para que o ator/dublê permaneça em segurança durante as filmagens. Pois os dublês confiam suas vidas nas mãos dos profissionais de segurança do trabalho.

E se houver falhas?

Infelizmente falhas ocorrem, como no caso citado do dublê da série “The Walking Dead”. Similarmente, e mais recentemente, uma dublê de “Deadpool 2” também sofreu um acidente fatal durante as gravações de “Deadpoll 2”. Após fazer uma cena perfeitamente por quatro vezes, ela teria pedido o controle da moto.  A  duble foi arremessada contra uma parede de vidro de um prédio próximo, vindo a falecer.

No caso do ator de TWD, há relatos de que o ator tentou se segurar em uma sacada ao notar que o colchão estava mal posicionado.

Além do mal dimensionamento/posicionamento do colchão, não havia uma equipe de resgate durante as gravações. Como  consequência, o socorro demorou quase 20 minutos para acontecer.

Nesse caso, a responsabilidade é da equipe de segurança do trabalho. Mesmo que tenham sido realizados os devidos cálculos para dimensionamento e posicionamento correto do colchão de segurança. O que ocorre é que  no momento da atividade ele não se encontrava no local adequado, ocasionando assim o acidente.

Obviamente, a ausência dos profissionais de resgate também foi um fator que agravou o caso do ator, ele morreu no hospital. Contudo a solicitação da presença de profissionais de urgência e emergência deve constar na análise de riscos.

Certamente com a elaboração e a execução do plano de segurança adequado, esse acidente de trabalho não teria acontecido.

O que é Acidente de Trabalho?

Acidente de trabalho pode ser definido como a ocorrência não planejada, resultando em danos à saúde ou a integridade física de trabalhadores ou indivíduos público.

Da mesma forma são considerados acidentes de trabalho:

  • Doença profissional ou do trabalho, produzida ou desencadeada, pelo exercício do trabalho.
  • Acidente típico, que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa.
  • Acidente de trajeto, que ocorre no percurso da residência para o trabalho, e do trabalho para a residência.

Os acidentes de trabalho ocorrem devido a variações nas situações habituais de trabalho.

Exemplos de variações:

  • Peças de equipamentos mais desgastadas devido à falta de manutenção preventiva.
  • Insônia do operador de máquinas no dia anterior a atividade
  • Demanda excessiva que pode levar o trabalhador a realizar mudanças no seu modo operante.

Estas situações podem levar a acidentes muitas vezes fatais.

A Segurança do Trabalho na prevenção de acidentes de trabalho

A prevenção dos acidentes de trabalho precisa ser realizada através de uma série de medidas que envolvem:

  • Eliminação de condições inseguras com mudanças de procedimentos, materiais e equipamentos utilizados para a atividade.
  • Capacitação do trabalhador  por meio de medidas  como a sensibilização e treinamento quantos aos riscos inerentes da atividade.
  • Instalação de EPC´s e utilização dos EPI’s.

Segundo o site ‘The Hollywood Reposter’ as autoridades investigam o por que do local da queda não estar acolchoado e o motivo da demora para o atendimento.

Por fim a polícia local diz que o ator caiu a centímetros do local previsto para a queda. A polícia investiga a condições que levaram ao acidente de trabalho.

A Importância da Investigação de Acidentes

A investigação de acidentes de trabalho é uma importante ferramenta para a eliminação dos riscos presentes no ambiente de trabalho. Contudo a investigação de Acidente do Trabalho no âmbito da Segurança do trabalho não tem como objetivo achar culpados mas entender as causas do acidente.

Ao se realizar uma investigação de acidente de trabalho o objetivo principal é conhecer a causa raiz que levou ao acidente. Por consequência da identificação da causa raiz  as medidas de controle serão mais assertivas e assim acidentes de trabalho serão evitados.

Porém, não deve-se aguardar que um acidente de trabalho ocorra para se realizar investigação de acidentes do trabalho. A análise e investigação de incidentes de trabalho, que são acidentes sem prejuízos físicos ou financeiros, também podem evitar acidentes futuros.

Acesse nossa plataforma de ensino e baixe seu e-book: 4 Passos eficazes para Investigação de Acidentes de Trabalho

Inscreva-se em Nosso Canal do Youtube
Inscreva-se em Nosso Canal do Youtube